A Terapeuta da Fala é a profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico de alterações, em crianças e adultos, que se manifestem ao nível da comunicação, linguagem, fala, fluência, leitura/escrita, voz e motricidade orofacial.
Assim, podem beneficiar da intervenção junto de uma Terapeuta da Fala indivíduos com diferentes quadros clínicos, nomeadamente Paralisia Cerebral, Perturbação do Espectro do Autismo, Trissomia 21, Perturbação Específica da Linguagem, Afasia, Dislexia/Disortografia, Gaguez, Disfonia, Distúrbio Miofuncional Orofacial e Cervical.
No contexto da Medicina Dentária, a integração de uma Terapeuta da Fala na equipa torna-se fundamental quando se observam alterações de tónus e mobilidade dos órgãos fono-articulatórios e ainda quando as distintas funções do sistema estomatognático, nomeadamente a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala, se apresentam desadequadas.
Especificamente no contexto da Medicina Dentária, a integração de uma Terapeuta da Fala na equipa torna-se fundamental quando se observam alterações de tónus e mobilidade dos órgãos fono-articulatórios e ainda quando as distintas funções do sistema estomatognático, nomeadamente a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala, se apresentam desadequadas.
Na origem destas alterações poderemos encontrar hábitos orais deletérios (ex. sucção de dedo e/ou chupeta), um padrão respiratório predominantemente bucal (provocado pela obstrução das vias aéreas ou apenas por hábito), um posicionamento incorreto dos dentes, uma desproporção maxilo-mandibular, uma disfunção na articulação temporomandibular e/ou dificuldades na adaptação a uma nova prótese. Em todas estas situações, a Terapeuta da Fala terá como objetivos gerais aliviar qualquer sintoma de dor, contribuir para a integração de um novo esquema propriocetivo, promover a adequação da musculatura e das funções orofaciais, prevenindo desvios no desenvolvimento craniofacial e favorecendo a estabilidade dos casos tratados por ortodontistas após a remoção do aparelho.
Casos Clínicos