Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correcção das más posições dos dentes e dos maxilares.
É uma especialidade reconhecida na UE, que corrige anomalias dento-maxilofaciais, colocando aparelhos e que obriga a três anos de formação pós-graduada (após licenciatura em medicina dentária) num departamento universitário acreditado para esse efeito pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).
Todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de Ortodontia por volta dos 6-7 anos de idade, após a erupção dos primeiros dentes definitivos, para avaliar a necessidade de tratamento.
- Melhoria estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da auto-estima e facilidade de inversão social.
- Correto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentaria e diminuição do risco de caries e problemas nas gengivas.
- Boa função mastigatoria, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.
As causas dos problemas ortodonticos podem ser hereditárias (familiares, p. Ex. Queixo ou dentes salientes do pai ou mãe), ambientais (hábitos de chupar o dedo, respiração pela boca, perda precoce de dentes de leite) ou uma combinação das duas.
Sim. Qualquer pessoa com problemas ortodonticos, podem beneficiar de um tratamento ortodontico na idade adulta.
Em média 24 meses, podendo no entanto variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efectuar.
Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana, durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições (incluindo lanches), utilizando uma pasta fluoretada e uma escova ortodontica.
Os aparelhos podem provocar algum desconforto, principalmente na primeiras horas depois de serem colocados ou ajustados. Todavia esse incomodo desaparece rapidamente.
Actualmente, existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis especialmente concebidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas.